4 TRUQUES PARA ACELERAR SUA MEMÓRIA


Todos nós temos alguns esquecimentos. Quem já não esqueceu a chave, ou o motivo de entrar em uma sala? Isso é normal, e esperado com as mudanças relacionadas à idade. Segundo o neurologista do Hospital de Massachusetts Dr. Joel Salinas, todos têm um declínio de função cerebral ao longo do tempo.

A memória envolve três processos: o cérebro recebe e codifica novas informações; o cérebro registra (armazena) a informação; e finalmente o cérebro recupera as informações que você deseja. A partir dos 50 anos  a velocidade de processamento pode diminuir, tornando difícil lembrar nomes ou palavras familiares. Depressão, falta de sono, ansiedade também interferem diretamente neste processo.
Mas alguns truques podem ajudar:
1. Repita o que você ouve em voz alta, como o nome de alguém, ou um endereço, ou uma nova ideia.
2. Anote as informações importantes, pessoas que você precisa chamar, recados para executar e compromissos.
3. Faça associações entre informações antigas e novas. Conecte o primeiro nome de uma pessoa a algo familiar, por exemplo.
4. Divida a informação em pedaços, se precisar lembrar de um número longo tente lembrá-lo mais como um número de telefone.

Esquecer algo de tempos em tempos é normal. Não é normal quando as mudanças de memória interferem no funcionamento do seu dia-a-dia. Neste caso procure apoio de um profissional.

 

Sua Nova História - por Juliana Zen

Fruto de um longo trabalho no mundo corporativo, Sua Nova História é um estímulo ao profissional para ir em busca do autoconhecimento como ferramenta de crescimento.

Entre em Contato

Rua Santos Dumont, 1285, sl 1201 – Exposição – Caxias do Sul – RS – 95084-390

Me encontre nas redes sociais

Todos os direitos reservados – Juliana Zen CRP 07/05213 – Política de Privacidade