A Pandemia Cancelou Muitas Coisas. Mas sua Vida Segue

 

Embora nossas rotinas diárias tenho sido interrompidas abruptamente com quase tudo cancelado por um tempo, ainda há muitas coisas que podemos fazer para nos ajudar nesse período, sem colocar em risco a nós ou outras pessoas.
Além de nos mantermos ocupados em nossas casas é preciso manter um pensamento e humor positivo. O nosso cérebro é negativo por natureza e, diante de uma situação como a que estamos vivendo, ele se torna ainda mais conectado com a sensação de “perigo iminente”. O número de pessoas infectadas vai aumentar, isso é fato e esperado. Mas não precisa ser você. Cuide de sua saúde mental com algumas atividades simples:

Exercício

A atividade física  uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua saúde mental e física. Diminuirá a ansiedade e o estresse e fortalecerá seu sistema imunológico. Não é possível ir à academia, então  busque alternativas como correr ou caminhar no pátio de casa ou experimentar um novo vídeo de exercício no YouTube. Coloque sua play list e dance. O fundamental é se mexer.

Leitura

A leitura estimula seu cérebro, melhora a conectividade, a função e a memória. Pode até ajudá-lo a dormir mais profundamente. Emocional e mentalmente, a ciência mostra que a leitura alivia o estresse. Neste momento existem muitas alternativas de e-books que estão sendo compartilhados sem custo pelas redes sociais. 

Meditação

Você pode considerar o isolamento auto imposto como dando-lhe mais tempo para começar a prática de meditação que você pretendia experimentar. A meditação é uma prática de atenção plena da qual sua saúde mental e sistema imunológico se beneficiarão. Baixe um aplicativo ou veja alguns vídeos no youtube, busque por “exercícios de mindfulness”, por exemplo.

Gratidão

Em vez de se concentrar apenas no que é errado e assustador, você pode procurar e se lembrar intencionalmente do bem que está presente em sua vida, pense em tantas coisas boas que ocorreramOs benefícios da gratidão são físicos e mentais. Altera os neuroquímicos em seu cérebro, aumentando a felicidade e diminuindo o cortisol e o estresse.

Dormir

Todos os aspectos da sua saúde física e mental são afetados pelo sono – para melhor ou para pior. Mentalmente, não dormir o suficiente aumenta a ansiedade e a depressão. Fisicamente, as pesquisas mostram que pessoas que não dormem com qualidade ou não dormem o suficiente têm maior probabilidade de adoecer após serem expostas a um vírus, e não dormir o suficiente pode prolongar a recuperação. Coloque seu sono em dia.


Brilho do Sol

Doses de sol podem aumentar sua saúde mental e física. Os raios UV do sol ajudam seu corpo a produzir vitamina D, importante para os ossos, células sanguíneas e sistema imunológico. A luz solar aumenta a produção de serotonina no cérebro. A serotonina influencia muito o seu humor e mais do que isso pode lhe dar mais energia e ajudar a mantê-lo calmo, positivo e concentrado. Abra as janelas e deixe o sol entrar. 

Conexão Social 

Você consegue imaginar o mundo hoje sem wifi? Sem as redes sociais? Então faça bom uso delas. Conecte-se com seus amigos, faça reuniões e encontros online. Conversem, riam, divirtam-se e tenham bons momentos juntos. Diversas pesquisas comprovam que a melhor qualidade de vida está diretamente relacionada com relacionamentos saudáveis.

Tudo isso vai passar e quem conseguir conviver com este momento de forma mais saudável com certeza sairá com um grande aprendizado de vida.

Sua Nova História - por Juliana Zen

Fruto de um longo trabalho no mundo corporativo, Sua Nova História é um estímulo ao profissional para ir em busca do autoconhecimento como ferramenta de crescimento.

Entre em Contato

Rua Santos Dumont, 1285, sl 1201 – Exposição – Caxias do Sul – RS – 95084-390

Me encontre nas redes sociais

Todos os direitos reservados – Juliana Zen CRP 07/05213 – Política de Privacidade