Você sabia que o estresse pode danificar temporariamente suas habilidades cognitivas. Habilidades cognitivas são habilidades como atenção, memória, raciocínio, dentre outras.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo professor Dr. Anthony Wagner sob situação de estresse, as pessoas são incapazes de usar sua memória de maneira eficaz. E a memória é fundamental para o planejamento, inclusive para o planejamento de nossas ações futuras. Segundo ele:
“Contamos com a memória não apenas para nos projetarmos para trás no passado, mas para nos projetarmos para a frente, para planejar. O estresse pode privá-lo da capacidade de recorrer aos sistemas cognitivos subjacentes à memória e ao comportamento direcionado a objetivos que permitem resolver problemas mais rapidamente, com mais eficiência e eficácia. ”
O estudo realizado solicitava que os pesquisados sentaram-se na frente de um computador e aprenderam uma série de rotas por uma cidade virtual.
Alguns dos pesquisados recebiam um choque elétrico aleatório em algum momento, outros não. Os resultados mostraram que o estresse, no caso dos que recebiam o choque, dificultava o uso e a ação de suas memórias. Os exames de imagem revelaram que o estresse causava menor ativação no hipocampo, uma área do cérebro importante para a memória.
Muitas pessoas podem não estar se comportando de maneira tão eficaz porque estão lidando com algo, como um estressor econômico ou de saúde, que reduz essa capacidade. É como se o nosso cérebro fosse empurrado para um estado de processo mental de nível mais baixo, levando a um comportamento reduzido de planejamento. E consequentemente de ação.
Não podemos mudar o cenário atual, mas podemos mudar a nossa visão diante dele reduzindo o estresse e a ansiedade associados a este momento. Descubra qual a técnica mais adequada para o seu caso.