Ajude o Seu Cérebro a Ser Mais Feliz!

 

Existem inúmeras situações que ocorrem e nós não temos a possibilidade de alterar, contudo a atitude que optarmos para ter diante delas fará toda a diferença.

A situação de pandemia que estamos vivendo me parece um bom exemplo. Vejo inúmeras pessoas apontando as conquistas e ganhos que obtiveram neste ano atípico, enquanto outras referem como um ano que poderia sair do calendário.

As pessoas que estão vivendo este ano e enfrentando as adversidades que ele tem nos apresentado de forma mais propositiva certamente estão liberando os chamados químicos da felicidade.

 

De acordo com o psicólogo Dr. Joseph Cilona os chamados químicos para a felicidade “são substâncias em nossos cérebros chamadas neurotransmissores que influenciam coisas como humor, motivação,  produtividade, sentimentos de bem-estar, confiança e conexão com os outros” 

 

Níveis baixos dessas substâncias importantes em nossos cérebros estão associados a depressão, dor, solidão, estresse, ansiedade e dificuldade de motivação.

A boa notícia é que todos esses produtos químicos podem ser estimulados usando hábitos e atividades naturais. Mas vale lembrar, dependem de uma atitude sua, de uma ação. Comece a agir para liberar Endorfinas, Serotonina e Dopamina e comemore 2020.

 

Veja 11 maneiras surpreendentes de fazer isso:

 

1) Coma chocolate amargo.

O chocolate amargo ajuda a impulsionar a produção de substâncias químicas do tipo “sentir-se bem” chamadas endorfinas. As endorfinas levam ao sentimento de euforia. Eles reduzem a dor e os efeitos do estresse. Descobriu-se também que o consumo de chocolate aumenta os níveis de dopamina, que é conhecido por ser fundamental na motivação. Coma chocolate amargo, pelo menos, 70% cacau ou superior,  2 a 3 vezes por semana.

 

2). Inclua a Música em sua Vida. 

Mesmo que não tenha talento musical, a música pode ajudar a promover a liberação de endorfinas, que podem melhorar seu humor positivo e a capacidade de lidar com a dor.

Você pode optar por tocar um instrumento, fazer aula de dança ou simplesmente bater com os dedos na mesa lembrando de uma música ou cantar sua música favorita chuveiro. Baixe sua play list e siga o som.  

 3) Defina Metas e Objetivos.

Faça uma lista com objetivos e metas a curto prazo, como organizar o armário, realizar um curso on line ou agendar uma visita.

Toda vez que atingimos um objetivo, não importa quão pequeno seja, a dopamina é liberada. Ao manter uma pequena lista de tarefas, você liberará dopamina toda vez que atingir algo. Além de sentir-se bem, você também vai fazer mais coisas!

 4) Veja Fotos Antigas.

Olhando fotos antigas pode lembrar os momentos felizes em sua vida, o que pode aumentar imediatamente os níveis de serotonina.

Selecione as fotos de momentos felizes, pois a visualização de fotos que lembram algo negativo tem o efeito oposto.


5) Erga o Corpo.

Assumindo uma postura forte, como se estivesse com armadura ou sendo um super-herói, mesmo por apenas 2 minutos, você aumenta os níveis de confiança e diminui os hormônios do estresse, como o cortisol, que funciona diretamente contra neurotransmissores como a serotonina e a dopamina. Então fique grandão.

 6) Consuma Alimentos Quentes

Quando você come algo quente, o corpo responde pensando que o calor é dor, e envia uma onda de endorfinas para bloquear o calor, o que pode lhe dar uma sensação de felicidade, ou até mesmo reduzir os sentimentos de dor em outras áreas do corpo. Isso vale para uma xícara de café ou chá que você segura entre as mãos, por exemplo.


 7) Faça um Passeio.

O contato com a natureza está associado a aumentos significativos nos níveis de serotonina. Se você está andando, tente fazê-lo o mais vigoroso possível e faça isso por pelo menos 20 minutos.

 

8) Assista a um Vídeo Divertido.

O riso ajuda a liberar endorfinas. Então, quando você estiver um pouco deprimido, assista um filme, uma série que você ache engraçado. Procure as melhores comédias e ria sozinho.

 

9) Visite um Museu.

Há uma razão para tantas pessoas se apaixonarem por obras-primas clássicas. Ver obras de arte, coisas que você acha bonito, libera uma onda de dopamina no cérebro, aumentando a sensação de prazer.

10) Faça Massagem.

As massagens não apenas fazem o seu corpo se sentir bem, mas estudos mostram que elas também ajudam a aumentar os níveis de dopamina e diminuem o hormônio do estresse, o cortisol. Existe algo mais agradável que uma massagem nos pés? Ou nas costas?

 11) Treine em Grupo.

Fazer exercício por si só é uma ótima maneira de liberar endorfinas, bem como serotonina e dopamina, mas você pode se beneficiar ainda mais fazendo um treino em grupo. Pesquisas mostram que pessoas que treinam com outras pessoas aumentam a tolerância à dor, o que significa que mais endorfinas foram liberadas. Se preferir pode optar por um esporte coletivo.


Sua Nova História - por Juliana Zen

Fruto de um longo trabalho no mundo corporativo, Sua Nova História é um estímulo ao profissional para ir em busca do autoconhecimento como ferramenta de crescimento.

Entre em Contato

Rua Santos Dumont, 1285, sl 1201 – Exposição – Caxias do Sul – RS – 95084-390

Me encontre nas redes sociais

Todos os direitos reservados – Juliana Zen CRP 07/05213 – Política de Privacidade