Como Controlar a Ansiedade Durante a Pandemia?

De acordo com a OMS os transtornos de ansiedade são a doença mental mais comum no Brasil. Isso antes de estarmos vivendo uma pandemia global, agora com certeza deve estar ainda pior.

Uma maneira de aliviar a sobrecarga do seu cérebro é restabelecer um senso de controle. Na verdade você nunca está realmente no controle absoluto, mas seu cérebro se sente melhor quando pensa que está – mesmo que seja uma ilusão. Quando seu cérebro se sente no controle reduz o estresse e a ansiedade. 

Em seu livro Nerve: Poise Under Pressure, Serenity Under Stress e a Brave New Science of Fear and Cool, Taylor Clark escreve:

 

“Quanto mais certeza e controle tivermos sobre uma situação potencialmente ameaçadora, menor será o estresse. Curiosamente, a percepção é tudo o que conta com isso. Na verdade, você não precisa ter certeza perfeita ou controle total sobre como as coisas vão dar certo; você só precisa acreditar que possui este controle. ”

 

Ele ainda aponta algumas maneiras de você se sentir mais no controle. Aproveite as dicas e coloque em prática:

 

– Anote suas prioridades. Organize e planeje o seu dia. Ao final anote o que foi cumprido e o que ficou pendente. Isso dá ao cérebro a sensação de realização uma dose de dopamina. A dopamina é um neurotransmissor do bem-estar.

 

– Controle o que você pode controlar em seu ambiente. Assumir o controle do que você pode em seu ambiente físico ajudará a acalmar seu cérebro. Imponha limites de espaço, faça o controle das interrupções, gerencie a tecnologia, silencie as notificações, deixe o smartphone longe da vista, use fone de ouvido para reduzir distrações, estabeleça horários, controle iluminação e temperatura para se sentir confortável, organize e mantenha a limpeza, tenha os recursos e materiais necessários.

 

– Cuide de seu bem estar físico.  As necessidades corporais podem competir por sua atenção. Se você estiver com fome ou sede, essas condições podem desviar a atenção da tarefa em questão. Manter-se hidratado não apenas ajuda a manter o foco, mas as pesquisas mostram que isso aumenta seu desempenho cognitivo .


Gostaria de ficar no controle dos seus pensamentos e superar esta ansiedade? Posso ajudar você. Vamos colocar em prática. 

 

Sua Nova História - por Juliana Zen

Fruto de um longo trabalho no mundo corporativo, Sua Nova História é um estímulo ao profissional para ir em busca do autoconhecimento como ferramenta de crescimento.

Entre em Contato

Rua Santos Dumont, 1285, sl 1201 – Exposição – Caxias do Sul – RS – 95084-390

Me encontre nas redes sociais

Todos os direitos reservados – Juliana Zen CRP 07/05213 – Política de Privacidade