Comprovado. Terapia Alivia a Depressão.

 

Nenhum tratamento isolado, seja um medicamento antidepressivo ou um tratamento psicoterápico, pode aliviar a depressão em todos os casos. A depressão é mais do que um surto passageiro de tristeza ou desânimo, ela faz com que você se sinta continuamente sobrecarregado e pode acabar com a alegria de fazer atividades que antes eram agradáveis.


Um estudo publicado pela Harvard Medical School sugere que você aumentará suas chances de obter alívio da depressão se combinar medicamentos e terapia. A adição de psicoterapia ao tratamento medicamentoso foi mais útil que a medicação isolada no tratamento da depressão maior. Uma das razões pela qual a terapia e os medicamentos podem se complementar é que eles têm efeitos diferentes no cérebro.


Este estudo também evidenciou que além de aliviar a depressão, a terapia combinada pode ajudar a evitar recorrências. Foram acompanhadas as recorrências de depressão maior em 200 pessoas mais de 60 anos. Daqueles que receberam terapia e que também tomaram antidepressivos, 80% evitaram a recorrência. Por outro lado, os que receberam apenas o medicamento isolado, somente 57% evitaram a recorrência, e no caso de receberem somente a terapia, apenas 36% evitaram a recorrência.


Considere todas as suas opções com cuidado e discuta-as com os profissionais que você está consultando. Se um tipo de tratamento por si só não está ajudando você – e especialmente se sua depressão está piorando – não hesite em fazer os dois, medicação e psicoterapia.


Se sua depressão é leve, há uma excelente chance de você responder bem apenas à psicoterapia. Geralmente, à medida que os sintomas se tornam mais graves, é mais importante considerar a medicação no início do tratamento.



Sua Nova História - por Juliana Zen

Fruto de um longo trabalho no mundo corporativo, Sua Nova História é um estímulo ao profissional para ir em busca do autoconhecimento como ferramenta de crescimento.

Entre em Contato

Rua Santos Dumont, 1285, sl 1201 – Exposição – Caxias do Sul – RS – 95084-390

Me encontre nas redes sociais

Todos os direitos reservados – Juliana Zen CRP 07/05213 – Política de Privacidade