Controle a Ansiedade

Você sente uma preocupação constante? Uma agitação por nada em particular e ao mesmo tempo por qualquer coisa? Você pode estar sofrendo de transtorno de ansiedade.

Pessoas com transtorno de ansiedade generalizada tendem a se preocupar com questões cotidianas. Elas não conseguem se livrar da sensação de que algo ruim vai acontecer e da sensação de que elas não estarão preparadas para isso.

Elas se preocupam com a possibilidade de perderem um compromisso, de não atingirem as metas do trabalho, de perderem o emprego, de sofrer um acidente, enfim… Algumas pessoas até se preocupam em se preocupar demais.

É uma sensação de não ter paz, de não relaxar nunca, de viver dentro de um ciclo onde vem um problema após o outro.

Tenho a impressão de que isso nunca vai ter fim… de que não sou capaz de me libertar disso.

Os sintomas físicos também são comuns e podem incluir coração acelerado, boca seca, dor de estômago, tensão muscular, sudorese, tremores e irritabilidade. Essas expressões corporais de ansiedade podem ter um efeito negativo na saúde física. Por exemplo, pessoas com transtorno de ansiedade generalizada correm maior risco de ataque cardíaco e outros problemas cardiovasculares.

A terapia – particularmente a terapia cognitivo-comportamental (TCC) – pode ajudar nos casos de transtorno de ansiedade generalizada.

Ela permite que você reconheça quando está interpretando mal uma situação, exagerando nas dificuldades ou fazendo suposições desnecessariamente pessimistas e oferece novas maneiras de responder a situações que provocam ansiedade.

Para algumas pessoas, os medicamentos podem ser uma parte importante do tratamento. Assim você pode considerar também procurar um médico para prescrever.

Não existe como ser produtivo no seu trabalho, como manter uma vida familiar equilibrada ou mesmo curtir um momento sozinho com sintomas de transtorno de ansiedade generalizada.

A ansiedade traz com ela o sentimento de frustração, fruto de expectativas não realizadas, de uma sensação de incapacidade, um sentimento de achar que “não é capaz”.

Se o transtorno de ansiedade não for tratado a sua carreira pode naufragar, por vezes levando junto o seu casamento.

Os principais sintomas são:
• Preocupação persistente e excessiva com várias coisas diferentes por pelo menos seis meses
• Fadiga, dificuldade para dormir ou inquietação
• Problemas de concentração
• Irritabilidade
•Tensão muscular
• E a sensação de tensão, de estar “no limite”

Se você acha que pode ter essa condição, não hesite em falar com seu médico. Existem muitos tratamentos diferentes que podem aliviar o desconforto muito real dessa condição.

Sua Nova História - por Juliana Zen

Fruto de um longo trabalho no mundo corporativo, Sua Nova História é um estímulo ao profissional para ir em busca do autoconhecimento como ferramenta de crescimento.

Entre em Contato

Rua Santos Dumont, 1285, sl 1201 – Exposição – Caxias do Sul – RS – 95084-390

Me encontre nas redes sociais

Todos os direitos reservados – Juliana Zen CRP 07/05213 – Política de Privacidade