Fortaleça Sua Imunidade

Em época de pandemia onde o medo de ser contaminado por um vírus faz parte do nosso cotidiano, fortalecer o sistema imunológico é uma excelente opção.

A falta de sono, a solidão e o stress são os principais fatores psicológicos que tornam as pessoas mais vulneráveis ​​à infecção, de acordo com uma pesquisa desenvolvida pelo Dr. Christopher Fagundes, especialista em como a saúde mental afeta o sistema imunológico.

Mas como fortalecer a nossa imunidade a partir destes fatores psicológicos?


1. Solidão

Diversos estudos têm mostrado repetidamente que a solidão tende a tornar as pessoas mais suscetíveis à infecção. As pessoas que passam menos tempo com os outros têm maior probabilidade de ficar doentes quando expostas a um vírus, segundo a pesquisa.

Ficar conectado com os outros e experimentar emoções positivas, no entanto, pode impulsionar o sistema imunológico.

Em época de pandemia a solidão pode ser combatida conversando com outras pessoas usando aplicativos como FaceTime, Skype, Viber, WhatsApp. Existem evidencias que as video chamadas reduzem os sentimentos de isolamento. Conversar com as pessoas e tê-las visualmente ‘com’ você, parece ser um amortecedor contra a solidão.


2. Sono

A privação do sono aumenta a probabilidade de as pessoas ficarem doentes. Há um consenso de que as pessoas que não dormem de 7 a 9 horas por noite aumentam a probabilidade de ficarem doentes.

Os cientistas já descobriram que ter um horário regular de sono, uma rotina para dormir e priorizar o sono, ajuda as pessoas a dormirem melhor. Um dos melhores métodos para melhorar o sono é chamado de terapia de controle de estímulos (Laboratório de Pesquisa do Sono da Universidade do Arizona).


3. Stress

Quando falamos em stress nos referimos ao stress crônico, aquele que ocorre ao longo de várias semanas, não a um único incidente estressante isolado. Uma situação de stress isolado não parece tornar uma pessoa mais suscetível a resfriados ou gripes, de acordo com a pesquisa.

As rotinas diárias são uma defesa maravilhosa contra o stress. As rotinas ajudam a regular seu dia e permitem que você se concentre em metas e planos imediatos e tenha menos tempo para pensar nas coisas, nas preocupações, sentindo-se mais realizado.

As pessoas geralmente se preocupam e pensam demais nas coisas porque seu cérebro lhes diz que há algo a resolver. Para isso uma boa técnica é reservar 15 minutos por dia para “se preocupar”, de preferência com caneta e papel em mãos, depois você não precisará pensar no assunto o resto do dia.

Sua Nova História - por Juliana Zen

Fruto de um longo trabalho no mundo corporativo, Sua Nova História é um estímulo ao profissional para ir em busca do autoconhecimento como ferramenta de crescimento.

Entre em Contato

Rua Santos Dumont, 1285, sl 1201 – Exposição – Caxias do Sul – RS – 95084-390

Me encontre nas redes sociais

Todos os direitos reservados – Juliana Zen CRP 07/05213 – Política de Privacidade