Ninguém é perfeito. Tentar ser Perfeiro Pode Causar Ansiedade


O perfeccionismo pode ser um ponto forte ou um obstáculo, dependendo de como é canalizado, como explica Jeff Szymanski professor de Psicologia na Harvard Medical School.  Muitas pessoas na tentativa de atingir a perfeição podem desencadear crises de ansiedade. Segundo o Dr. Szymanski a intenção do perfeccionismo é de fazer algo bem. “Se você pode focar na intenção e no resultado desejado, ajustando sua estratégia quando necessário, você está bem … Mas quando você não tolera cometer um erro, quando sua estratégia é não cometer erros, este é o momento em que  o perfeccionismo começa a desviar na direção errada “.
Quando radical, o perfeccionismo pode deixar você incapaz de completar qualquer tarefa por medo de cometer um erro. É normal se preocupar ou ficar com medo às vezes, mas se você se sentir extremamente preocupado ou com medo a maior parte do tempo, ou se você se sentir repetidamente em pânico, isso pode desencadear um transtorno de ansiedade.
Os transtornos de ansiedade estão entre as doenças mentais mais comuns, afetando cerca de 40 milhões de adultos americanos a cada ano. Terapias comportamentais cognitivas, psicoterapia e uso de medicamentos são alguns dos caminhos para o tratamento.  Técnicas de mindlfulness –  meditação e relaxamento, também podem ajudar muito.
Para ajudar a priorizar os projetos e atividades que são mais importantes para você e manter sua estratégia alinhada, O Dr. Szymanski compartilhou o seguinte exercício:

– Pense em algo onde você deseje colocar suas energias pelos próximos cinco anos.
– Pense em seus objetivos e projetos atuais e atribua prioridades a eles.
Use as letras “ABCF” para ajudá-lo a decidir onde você deve focar: A, o que é prioridade; B quando a importância é média; C quando pode deixar para depois e F o que pode ser descartado.

Sua Nova História - por Juliana Zen

Fruto de um longo trabalho no mundo corporativo, Sua Nova História é um estímulo ao profissional para ir em busca do autoconhecimento como ferramenta de crescimento.

Entre em Contato

Rua Santos Dumont, 1285, sl 1201 – Exposição – Caxias do Sul – RS – 95084-390

Me encontre nas redes sociais

Todos os direitos reservados – Juliana Zen CRP 07/05213 – Política de Privacidade