O PODER DOS AMIGOS


Há uma epidemia de solidão em todo o mundo. Sabemos que esses sentimentos de solidão são extremamente destrutivos para o corpo e a mente, levando a problemas de saúde e até à morte precoce.


O estresse e a compulsão de querer tudo para já podem contribuir para essa solidão, uma vez que ela tende a nos tornar auto focados.

Nossa maior necessidade humana, depois de comida e abrigo, é conectar-se com outras pessoas de uma maneira positiva. Desde o momento em que nascemos até o último dia de nossas vidas, temos um profundo desejo de pertencer um ao outro. 


Quando atendemos a essa necessidade, ela nos traz mais calma: a oxitocina e os opióides naturais que liberamos quando nos conectamos podem exercer uma influência calmante em nossos corpos, e o conhecimento de que temos o apoio de outras pessoas pode acalmar nossas mentes. 

Em momentos de dificuldades, quando enfrentamos adversidades, as pesquisas sugerem que nossos relacionamentos sociais têm um importante  papel em nossa resiliência.




Sim os amigos são fundamentais em nossas vidas. Os amigos da escola que se mantem conectados através de grupos de whats app; os amigos da academia; a turma do tênis; o time de futebol; o grupo do cafezinho depois do almoço; os colegas do setor de trabalho … 





Mas é indispensável que estas conexões sejam efetivamente verdadeiras. Desinteressadas, autênticas e 100% presentes.


Você não tem amigos? Bem existem várias formas de se conectar, veja algumas dicas:



Tenha um Hobby. Do que você gosta? Pintar, jogar cartas ou cantar? Fazer trilhas? Participe de um clube na sua área de preferência.  Qualquer que seja o seu interesse, é provável que exista um clube para as pessoas que o compartilham. Procure escolas, faculdades, centros comunitários e  até mesmo nas redes sociais, em busca de programas personalizados para seus hobbies favoritos.


Participe de uma Academia. Muitas academias de ginástica oferecem aulas de hidroginástica, ioga e alongamento, caso você não goste de treinar. Se você frequenta a mesma aula com alguma regularidade e está aberto a iniciar conversas, eventualmente conhecerá seus colegas entusiastas do fitness.














Invista na Espiritualidade. Participe de uma igreja local, sinagoga ou mesquita. A instituição religiosa é o lugar perfeito para conhecer pessoas da sua comunidade. Tire proveito de encontros e jantares onde você pode se enturmar.



Atue como Voluntário. Escolha uma causa que seja importante para você. Ofereça-se para ajudar na campanha de arrecadação de roupas e alimentos. Trabalhe em uma cozinha de sopa. Ajude as crianças a aprender a ler. Ou seja voluntário em seu abrigo de animais local, por exemplo.


Trabalhe. Trabalhar dá a você a oportunidade de ganhar dinheiro enquanto faz contatos sociais. Que seja meio turno. Ou simplesmente faça algo que você goste, seja vendendo roupas em período parcial em uma boutique local ou dando aulas de educação continuada.


Simplesmente ingressar em um clube ou adotar uma causa não produzirá instantaneamente um círculo de novos amigos. 


Você precisa se envolver ativamente com as pessoas ao seu redor. Esteja disposto a se expor e se apresentar a alguém novo. Quando você estabelecer uma conexão com alguém, promova-a entrando em contato com a pessoa nas redes sociais e fazendo planos efetivos para se reunir.


Como sempre digo, ter amigos “dá trabalho”. É preciso estar próximo, disponível, participar. Conviver e aceitar as diferenças também é fundamental. Mas o ganho de estar conectado a uma rede de amigos não tem preço. Só quem faz parte sabe disso. Comece agora. 

Sua Nova História - por Juliana Zen

Fruto de um longo trabalho no mundo corporativo, Sua Nova História é um estímulo ao profissional para ir em busca do autoconhecimento como ferramenta de crescimento.

Entre em Contato

Rua Santos Dumont, 1285, sl 1201 – Exposição – Caxias do Sul – RS – 95084-390

Me encontre nas redes sociais

Todos os direitos reservados – Juliana Zen CRP 07/05213 – Política de Privacidade