O SEGREDO DE UMA VIDA BEM VIVIDA

Resultado de imagem para Jeanne Louise Calment"


Em 21 de fevereiro de 1875, um ano antes de Alexander Graham Bell registrar sua patente para o telefone, uma menina, Jeanne Louise Calment, nasceu em Arles, França. Ela estava viva para testemunhar a invenção do avião, do cinema,  viu a Torre Eiffel ser construída e relatou ter conhecido Vincent Van Gogh.
Em 1997, no mesmo ano em que a princesa Diana morreu, Calment finalmente faleceu. Ela tinha 122 anos. Embora cego, quase surdo e confinado a uma cadeira de rodas, Calment teria continuado espirituoso e alerta.
Sua vida também teve perdas. Sobreviveu a morte do marido, à filha Yvonne, que morreu aos 36 anos e ao neto Frédéric, que morreu em 1963.
Quando questionada sobre seu segredo para a velhice, Jeanne Calment atribuiu sua longevidade à imunidade ao estresse e a uma boa atitude diante da vida.
“Eu não tenho medo de nada. Muitas vezes fui criticado por isso. Tive prazer quando pude, agi de forma clara e moral e sem arrependimento. Eu sou muito sortuda”.
Quando tinha 118 anos, a neuropsicóloga Karen Ritchie submeteu-a a uma bateria de testes neuropsicológicos. As varreduras cerebrais mostraram atrofia do córtex de Calment, mas seu desempenho cognitivo geral foi, de fato, muito melhor do que poderia ter sido previsto pela extensão da perda cerebral observada.
De acordo com os estudos de Ritchie “… não há evidências de demência senil. . . As funções executivas (principalmente controladas pelas áreas frontais), embora tenham se deteriorado em relação aos níveis dos jovens adultos, parecem relativamente poupadas. . . Isso levanta a questão de saber se um nível inicialmente alto de capacidade intelectual pode ter sido um fator protetor.
Jeanne Calment, sem dúvida, tinha lembranças que ela não compartilhava, mas havia um segredo que ela queria transmitir:
“Sempre mantenha seu senso de humor. É a isso que eu atribuo minha longa vida. Eu acho que vou morrer de rir. Isso faz parte do meu programa.

(reproduzido do artigo de Sarah McKay)

Sua Nova História - por Juliana Zen

Fruto de um longo trabalho no mundo corporativo, Sua Nova História é um estímulo ao profissional para ir em busca do autoconhecimento como ferramenta de crescimento.

Entre em Contato

Rua Santos Dumont, 1285, sl 1201 – Exposição – Caxias do Sul – RS – 95084-390

Me encontre nas redes sociais

Todos os direitos reservados – Juliana Zen CRP 07/05213 – Política de Privacidade