Você já se pegou “ruminando” uma situação? É difícil quem não tenha passado por isso. Parece que existe um imã que mantem o seu pensamento conectado a uma determinada situação, geralmente um fato que vem carregado de ansiedade e emoções negativas. E você fica remoendo este pensamento, por mais que tente se afastar dele.
Uma pesquisa recente realizada no Reino Unido comprovou que as pessoas que passam muito tempo “ruminando” e remoendo pensamentos negativos são muito mais propensas a desenvolverem estresse, ansiedade e depressão.
A explicação é simples. Quando você fica preso a estes pensamentos negativos mantém o cérebro e o corpo respondendo como se o evento perturbador estivesse acontecendo naquele momento novamente. È como se você estivesse revivendo a situação a cada momento que volta a pensar nela. Você revive inúmeras vezes a mesma situação, com o mesmo sofrimento.
Está esperando o que para mudar? Saia deste ciclo vicioso onde você se aprofunda cada vez mais em pensamentos negativos. No lugar de ruminar aprenda a confrontar estes pensamentos. Gere novos padrões de pensamento e faça cada momento de sua vida ser novo, com novas possibilidades.