Quais são suas Competências?

Em processos de avaliação de competências é muito comum ouvir que serão desenvolvidos os “gaps” do profissional, os pontos mais fracos. Após conhecidos, serão trabalhados e fortalecidos.

Confesso que sempre considerei mais efetivo fortalecer o que o profissional tem de positivo, suas forças. Quantas vezes você já participou de um processo seletivo onde questionaram “quais são suas qualidades?” ou “quais os seus talentos?” Eu mesma faço uso destas questões inúmeras vezes, mas geralmente pergunto: no que você é bom?

Muitas vezes observo que o profissional tem dúvidas acerca de suas reais habilidades, de suas capacidades. Outras vezes está em uma atividade onde não faz uso destas competências e acaba por ter um desempenho abaixo do que poderia apresentar se estivesse alinhado com sua atividade.

Pois bem, pesquisas do Gallup, em parceria com a Universidade de Nebraska, mostram que desenvolver um profissional com base nos seus “gaps”, naquilo em que a pessoa é mediana traz uma evolução de 67%, já focar o desenvolvimento nos pontos fortes, resulta em 72,9% de evolução. Não chega a ser uma diferença muito grande, mas parece ser mais promissor.

Independente de índices o mais importante é que o você tenha real conhecimento de suas competências, que a atividade que desempenhada esteja alocada de forma adequada e que seu perfil esteja alinhado com as competências da organização. Mas antes de tudo você precisa conhecer suas competências.

O processo de assessment de competências é a forma mais eficiente para o  gestão de performance e de carreira. Um processo que mapeia os pontos fortes e as oportunidades de melhorias, gerando o desenvolvimento pessoal e profissional.

Você está pensando em redirecionar a sua carreira? Não está satisfeito com os resultados que vem obtendo? Acredita que pode performar mais? Então está na hora de mapear as suas competências e definir uma nova trajetória.

 

Sua Nova História - por Juliana Zen

Fruto de um longo trabalho no mundo corporativo, Sua Nova História é um estímulo ao profissional para ir em busca do autoconhecimento como ferramenta de crescimento.

Entre em Contato

Rua Santos Dumont, 1285, sl 1201 – Exposição – Caxias do Sul – RS – 95084-390

Me encontre nas redes sociais

Todos os direitos reservados – Juliana Zen CRP 07/05213 – Política de Privacidade