Ruminando Pensamentos?

Quando sua mente se agarra a algo e fica pensando naquela situação continuamente, sem nenhum resultado produtivo, chamamos isso de ruminação. O nome vem de mamíferos ruminantes – como vacas ruminando. Ruminar é exaustivo, estressante, uma perda de tempo e nada divertido. Preocupar-se é ruminar. Repetir a dor do passado é ruminar.

 

Os pensamentos ruminantes que passam por sua mente têm consequências reais para seu cérebro e corpo.  Estudos científicos confirmam que pessoas que passam muito tempo ruminando têm muito mais probabilidade de desenvolver problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade e estresse pós traumático.

Na maioria das vezes você não pode controlar os pensamentos arbitrários que surgem em sua cabeça, eles simplesmente chegam – “meu amigo não retornou a mensagem sobre o almoço amanhã…deve ter coisas melhores para fazer”; “a luz do painel do carro acendeu novamente…não posso pagar reparos agora”; “preciso arrumar a casa hoje….sou muito preguiçoso”….

No entanto, você pode controlar como responde a esses pensamentos. E isso faz toda a diferença. Em vez de simplesmente aceitar e ingressar inconscientemente no carrossel de pensamentos negativos, você pode fazer uma pausa, assumir o controle e guiar sua mente em uma direção diferente.

A autora americana Byron Katie criou um método conhecido como “O Trabalho de Byron Katie”   e ele pode ser muito bom para   ajudá-lo a analisar e interromper seus pensamentos.  Este método consiste em 4 questões que fazem uma reviravolta no seu cérebro. Na verdade ele muda o percurso do pensamento no seu cérebro. No lugar de seguir “pensando” com a área do cérebro responsável pelas emoções, aquela de resposta automática, que faz sem pensar – no sistema límbico, você direciona o seu pensamento para o neocórtex, a área mais evoluída do cérebro, que é responsável pelo planejamento, pelo raciocínio, dentre outras coisas. 

Funciona assim, ao começar a ter aqueles pensamentos repetitivos, de ficar ruminando aquelas ideias que deixam  você estressado e ansioso, faça estas perguntas relacionadas ao que você está pensando:

 

1. Isso é verdade?

2. Eu posso saber com certeza que é verdade?

3. Como me sinto quando acredito nesse pensamento?

4. Como eu seria se não  tivesse este pensamento me atormentando?

 

E eu gosto de implementar mais uma questão: Escolha alguém completamente fora deste contexto e imagine qual seria a opinião dele sobre o seu pensamento, por exemplo: O que o Para diria sobre isso? O que um Extraterrestre diria? O que meu vizinho diria? …. escolha quem você preferir, desde que seja inusitado. 

Cada reviravolta é uma oportunidade para você considerar e experimentar o oposto de sua afirmação original. 

Tenho utilizado isso com muito sucesso junto aos pacientes e também para muitas situações e pensamentos angustiantes na minha vida. Posso garantir que funciona. Que tal você começar a usar?

   

Sua Nova História - por Juliana Zen

Fruto de um longo trabalho no mundo corporativo, Sua Nova História é um estímulo ao profissional para ir em busca do autoconhecimento como ferramenta de crescimento.

Entre em Contato

Rua Santos Dumont, 1285, sl 1201 – Exposição – Caxias do Sul – RS – 95084-390

Me encontre nas redes sociais

Todos os direitos reservados – Juliana Zen CRP 07/05213 – Política de Privacidade