Saúde Mental dos Profissionais na Pandemia

Os estudos e pesquisas em saúde psíquica dos profissionais ainda são muito recentes no Brasil. Observam-se demandas pontuais e ações localizadas nesta direção, apesar dos números crescentes de casos. Urge o diagnóstico, a adoção de medidas preventivas e o manejo do sofrimento psíquico no trabalho. O enfrentamento da pandemia de COVID-19 tem exigido alterações no nosso modo de viver e trabalhar. Passamos a adotar medidas de higienização, uso de mascaras, redução de contato físico e aumento do distanciamento social.


Os efeitos psicológicos desencadeados pelo isolamento social, pela crise econômica e pelo medo de adoecer que acompanham esse processo acabam gerando um estado permanente de ansiedade, com sintomas de depressão e de estresse em muitas pessoas.


O modo como cada pessoas reage depende de muitos fatores que constituem o grau de vulnerabilidade individual.  Os sintomas mais comuns são os episódios depressivos, estresse agudo, comportamentos violento, irritabilidade, consumo excessivo de álcool, tristeza, medo generalizado e ansiedade expressa corporalmente (dores no corpo).Contudo quando estes sintomas se tornam recorrentes, prolongados, causam sofrimento intenso, tem complicações associadas (por exemplo, conduta suicida) e geram comprometimento do funcionamento social e cotidiano, faz-se necessário um apoio psicológico especializado, garantindo a saúde mental. 

As empresas precisam estar atentas e identificar estes indivíduos com brevidade, implementando estratégias de promoção e proteção da saúde mental de seus colaboradores, independente do grau hierárquico. A OMS elencou uma série de recomendações muito úteis que podem ser implementadas pela empresa diante deste cenário.


Você tem se identificou com alguns destes sintomas? Se sim está na hora de buscar ajuda. Vamos enfrentar esta situação com a certeza de que aqui é um lugar saudável e seguro e você ficará bem. 

 

Sua Nova História - por Juliana Zen

Fruto de um longo trabalho no mundo corporativo, Sua Nova História é um estímulo ao profissional para ir em busca do autoconhecimento como ferramenta de crescimento.

Entre em Contato

Rua Santos Dumont, 1285, sl 1201 – Exposição – Caxias do Sul – RS – 95084-390

Me encontre nas redes sociais

Todos os direitos reservados – Juliana Zen CRP 07/05213 – Política de Privacidade