Será que é Burnout?

Os casos de Burnout tem crescido no mundo todo e tem se tornado um sério problema de saúde.

Burnout é um estado de tensão emocional e estresse crônico provocado pelas condições de trabalho ou pela maneira como o profissional está tratando a sua vida profissional 

E para isso não existe vacina.

Nós não paramos mais, o trabalho invadiu nossa vida privada e tem invadido cada vez mais. Iniciou com os famosos laptops nos idos dos anos 90, o que possibilitava levar o trabalho para casa. Nos últimos anos com a chegada dos smartphones, todos se tornaram acessíveis o tempo todo.

Mensagens de texto, e-mails, redes sociais, chamadas de vídeo, seu cérebro está conectado o tempo todo.

Com a pandemia e o home office o trabalho literalmente entrou nas casas e  a linha que separava ele da vida privada definitivamente se acabou.

Mas o nosso cérebro precisa se desconectar. Um dos pilares da saúde do cérebro é a pausa. Ele precisa desligar.

Apesar do cérebro ser uma estrutura biológica muito avançada, ele tem limitações. Um dos pilares da saúde cerebral são as pausas. Ele precisa se desconectar para trabalhar bem.

O nosso cérebro vai trabalhar melhor ou pior de acordo com as circunstâncias.

O cérebro precisa ser estimulado para não ficar preso a uma zona de conforto, atuando dentro de uma rotina de hábitos que o levam a ter uma performance abaixo de sua capacidade. Como dizem os cientistas, se você criar um ambiente rico em estimulações ele será propício para a neuroplasticidade e a neurogênese aconteçam e você vai prosperar.

Mas se você for muito longe nesta estimulação – muito trabalho, muitas cobranças, agenda cheia,  vai criar um ambiente tóxico e com muita pressão. Sem tempo para se desconectar e com este fardo, o cérebro desacelera e começa a trabalhar abaixo de sua performance e começa a enviar sinais –  falhas de memória, qualidade de sono ruim, stress, ansiedade  e  aí você se percebe dentro de uma espiral de negatividade.

Existem 6 áreas de desequilíbrio que podem levar ao Burnout. Inclusive isso foi tema de um artigo publicado pela Harvard Business. Avalie como elas estão em sua vida profissional:

Carga de Trabalho – Ela está excessiva? Você não dá conta de cumprir? Não está conseguindo delegar tarefas e assume tudo para você? É perfeccionista? Faz tudo para agradar os outros e acaba abraçando tarefas alheias? Suas expectativas muito altas?

Sensação de Falta de Controle –  Ocorrem mudanças constantes no escopo das tarefas, estrutura da equipe… e cada dia é uma surpresa nova? Você é solicitado sempre aos finais de semana pela empresa? Recebe mensagens constantes do seu chefe? Não sente liberdade para negociar e acordar mudanças?

Recompensa – Avalia a sua remuneração como justa? O que foi acordado foi cumprido? O escopo da função atende as suas expectativas?

Relacionamentos – O ambiente é tóxico? Recheado com fofocas e sabotagem entre os colegas?

Justiça – Percebe um tratamento igualitário entre todos os colaboradores? Existem preferencias evidentes?

Valores da Empresa – Eles são compatíveis aos seus? Você tem os mesmos princípios?

Olhe para a sua vida e veja como esta seu ambiente.

Enriquecido? Empobrecido? Hostil? Cuide da saúde de seu cérebro. 

Quer verificar se você está com SÍNDROME DE BURNOUT? Cadastre-se e acesse o teste!

.

Assista nossa live sobre BURNOUT – COMO PERCEBER E SUPERAR

Sua Nova História - por Juliana Zen

Fruto de um longo trabalho no mundo corporativo, Sua Nova História é um estímulo ao profissional para ir em busca do autoconhecimento como ferramenta de crescimento.

Entre em Contato

Rua Santos Dumont, 1285, sl 1201 – Exposição – Caxias do Sul – RS – 95084-390

Me encontre nas redes sociais

Todos os direitos reservados – Juliana Zen CRP 07/05213 – Política de Privacidade