Embora a procrastinação crônica não seja um diagnóstico de saúde mental, ela está associada a:
- aumento do estresse e ansiedade
- notas ruins na escola
- mau desempenho no trabalho
- e redução do bem-estar.
Todos nós adiamos tarefas, mas pesquisa realizada descobriu que 20% dos homens e mulheres americanos são procrastinadores crônicos. Atrasam-se em casa, no trabalho, na escola e nos relacionamentos. Esses 20% fazem da procrastinação seu modo de vida. (Ferrari, autor do livro Still Procrastinating : The No Regrets Guide to Getting It Done)
A procrastinação é apenas uma má gestão do tempo?


A procrastinação crônica se deve à falta de autorregulação, e não à má administração do tempo. Isso pode explicar por que aprender habilidades de gerenciamento de tempo normalmente não ajuda os aflitos.


Ferrari também observa que dizer ao procrastinador crônico para “simplesmente fazer” seria como dizer a uma pessoa clinicamente deprimida para “apenas se animar”. No lugar de tentar administrar o tempo os procrastinadores precisam aprender a administrar sua mente.
Para lutar contra a procrastinação é necessário se concentrar no futuro.
Não se sinta mal por não ter realizado do contrário você vai viver arrependido.
Passar tempo com pessoas que fazem as coisas acontecerem é muito positivo. Converse com elas, peça conselhos, modele seu comportamento. .
A procrastinação não é adaptativa; você está realmente perdendo muito da vida. Não procrastine, apenas, faça algo agora para mudar.
Cientistas holandeses da Universidade de Utrecht (2014) descreveram um novo tipo de procrastinação que forneceu insights sobre a procrastinação na hora de dormir . Descobriram que ir para a cama mais tarde do que o planejado é uma forma de procrastinação.
“A procrastinação na hora de dormir é definida como não ir para a cama na hora pretendida, embora nenhuma circunstância externa impeça uma pessoa de fazê-lo.” (Kroese)
O estudo apoiou a noção de que a procrastinação e o autocontrole estão intimamente relacionados.


“A procrastinação na hora de dormir ocorre quando as pessoas têm pouca energia mental ou força de autocontrole, porque a decisão de ir para a cama é inerentemente tomada no final do dia, quando o autocontrole é normalmente mais fraco.” (Kroese)
Outra descoberta interessante do estudo é que, embora a procrastinação normalmente envolva adiar tarefas desagradáveis, ir para a cama geralmente não é considerado desagradável. Os pesquisadores especularam que não é tanto uma questão de não querer dormir, mas sim de não querer abandonar outras atividades agradáveis, especialmente assistir TV ou redes sociais.
Com o desenvolvimento de dispositivos elétricos e a indústria do entretenimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, as pessoas podem estar enfrentando muito mais distrações agora em comparação com várias décadas atrás.”
Aqui estão cinco dicas para ajudar os procrastinadores crônicos a começar HOJE.
1. Faça a ponte entre o seu eu atual e o futuro.
Desenvolver empatia pelo seu eu futuro é semelhante a desenvolver empatia pelos outros. Faça um esforço consciente para se colocar no lugar do seu futuro eu, onde você deseja estar. Visualiza, imagine o amanhã como você deseja que ele seja, um lugar positiva e agradável onde deseja estar.
2. Transforme uma meta de longo prazo em um projeto completo com pequenas metas.
Mime-se com uma xícara de café ou percorra as mídias sociais depois de atingir seu micro objetivo, em vez de esperar até terminar o objetivo geral. Aprenda com os games, sempre existem novos objetivos a serem atingidos e premiações pelo alcance. “Gamefique” a sua vida. Crie etapas para atingir e premiações a serem conquistadas.
3. Coloque obstáculos no caminho.


Por exemplo, os procrastinadores da hora de dormir são incentivados a desligar a TV e desconectar-se das redes sociais após o jantar para cumprir a hora planejada de dormir.
4. Perdoe-se.
O melhor remédio pessoal para a procrastinação pode ser o auto perdão.Um estudo com alunos procrastinadores descobriu que aqueles que se perdoavam depois de procrastinar no primeiro exame eram menos propensos a atrasar o estudo para o segundo exame.
5. Aprenda a sentir desconforto.
Os procrastinadores tendem a se concentrar em se sentirem mais felizes em detrimento de extrair insights do que os faz se sentirem mal.
Material publicado no site ABC Active Memory.