Você já deve ter percebido que na vida não tem receita pronta. No nosso caminho sempre vamos encontrar chefes intolerantes, pessoas tóxicas, problemas de saúde, perdas, inúmeras situações que têm o potencial de nos derrubar. Aqueles momentos onde a frase “nada é tão ruim que não possa piorar” se encaixa perfeitamente.
Mas você também já deve ter se perguntado como é que inúmeras pessoas têm sucesso na vida e estão sempre bem, apesar dos desafios que enfrentam. Como eles encaram estes mesmos desafios, tiram de letra e chegam à resultados extraordinários? O que tem de diferente?
A resposta é resiliência mental. Estas pessoas tem a capacidade de estar mentalmente preparadas para enfrentar e perseverar diante de qualquer desafio ou adversidade. Pesquisas desenvolvidas revelam que a resiliência mental desempenha um papel mais importante do que talento e inteligência, por exemplo, para alcançar seus objetivos no trabalho e na vida. Esta é a diferença.
O psicólogo esportivo James Loeher, em suas pesquisas, relata que pelo menos 50% do desempenho atlético superior é resultado de fatores mentais ou psicológicos, e 83% dos treinadores classificam a resiliência mental como o conjunto mais importante de características psicológicas para determinar o sucesso competitivo.
A boa notícia é que resiliência mental pode ser desenvolvidas deliberadamente por qualquer pessoa. Responda as questões abaixo e faça uma avaliação de como está a sua resiliência mental:
– Você é uma pessoa positiva? Você costuma ver sempre o lado bom das coisas?
– Você é capaz de lidar bem com situações estressantes?
– Você se sente à vontade para pedir ajuda a outras pessoas?
– Você falar abertamente sobre suas emoções?
– Você tem um conjunto claro de metas para o futuro e um plano para alcançá-las?
– Você sente que é capaz de lidar bem com novas situações ou mudanças inesperadas?
As pessoas mentalmente resilientes respondem sim a todas estas questões sem parar para pensar. Estas pessoas tem 3 características fundamentais:
1. Têm uma visão de mundo positiva, são confiantes de que podem fazer novamente e veem os eventos ruins como temporários, não permanentes.
2. São capazes de gerenciar emoções, elas aprenderam a sentir e lidar com os sentimentos de maneira saudável.
3. Têm objetivos claros e um plano para alcançá-los, gostam de desafios e não temem as adversidades, seguem com confiança.
Precisando aumentar a sua resiliência mental? Vamos falar sobre isso.