Você já Testou a sua Resiliência Mental?

Você já deve ter percebido que na vida não tem receita pronta. No nosso caminho sempre vamos encontrar chefes intolerantes, pessoas tóxicas, problemas de saúde, perdas, inúmeras situações que têm o potencial de nos derrubar. Aqueles momentos onde a frase “nada é tão ruim que não possa piorar” se encaixa perfeitamente.


Mas você também já deve ter se perguntado como é que inúmeras pessoas têm sucesso na vida e estão sempre bem, apesar dos desafios que enfrentam. Como eles encaram estes mesmos desafios, tiram de letra e chegam à resultados extraordinários? O que tem de diferente?


A resposta é resiliência mental. Estas pessoas tem a capacidade de estar mentalmente preparadas para enfrentar e perseverar diante de qualquer desafio ou adversidade. Pesquisas desenvolvidas revelam que a resiliência mental desempenha um papel mais importante do que talento e inteligência, por exemplo,  para alcançar seus objetivos no trabalho e na vida. Esta é a diferença.


O psicólogo esportivo James Loeher, em suas pesquisas, relata que pelo menos 50% do desempenho atlético superior é resultado de fatores mentais ou psicológicos, e 83% dos treinadores classificam a resiliência mental como o conjunto mais importante de características psicológicas para determinar o sucesso competitivo.

A boa notícia é que resiliência mental pode ser desenvolvidas deliberadamente por qualquer pessoa. Responda as questões abaixo e faça uma avaliação de como está a sua resiliência mental:


– Você é uma pessoa positiva? Você costuma ver sempre o lado bom das coisas?

– Você é capaz de lidar bem com situações estressantes? 

– Você se sente à vontade para pedir ajuda a outras pessoas?

– Você falar abertamente sobre suas emoções?

– Você tem um conjunto claro de metas para o futuro e um plano para alcançá-las?

– Você sente que é capaz de lidar bem com novas situações ou mudanças inesperadas?


As pessoas mentalmente resilientes respondem sim a todas estas questões sem parar para pensar.  Estas pessoas tem 3 características fundamentais:


1. Têm uma visão de mundo positiva, são  confiantes de que podem fazer novamente e veem os eventos ruins como temporários, não permanentes.

2. São capazes de gerenciar emoções, elas aprenderam a sentir e lidar com os sentimentos de maneira saudável.

3. Têm objetivos claros e um plano para alcançá-los, gostam de desafios e não temem as adversidades, seguem com confiança.

Precisando aumentar a sua resiliência mental? Vamos falar sobre isso.

Sua Nova História - por Juliana Zen

Fruto de um longo trabalho no mundo corporativo, Sua Nova História é um estímulo ao profissional para ir em busca do autoconhecimento como ferramenta de crescimento.

Entre em Contato

Rua Santos Dumont, 1285, sl 1201 – Exposição – Caxias do Sul – RS – 95084-390

Me encontre nas redes sociais

Todos os direitos reservados – Juliana Zen CRP 07/05213 – Política de Privacidade