Perdendo o Sono por Causa do Trabalho?

Quantas vezes você acorda no meio da noite e fica pensando no trabalho? Naquela reunião que terá com a diretoria, em como otimizar a produção ou mesmo no clima tenso com os colegas do setor… e aí perde o sono… fica olhando para o relógio e contando quantas horas tem até precisar acordar…

Muitos de nós pensamos sobre o trabalho fora do escritório e, nestes momentos, surgem ótimas ideias, mas não podemos perder o sono para isso.

Tudo tem um limite. Pensar muito acerca do trabalho pode significar estressar-se com o trabalho. E perder o sono.

O sono é um momento onde o nosso corpo libera todas as toxinas e quando consolida nossas memórias. Muitas doenças estão atreladas a problemas com a falta de sono: diabete, pressão alta, obesidade, baixa imunidade… A falta de sono amplia a Amigdala, região do cérebro responsável pela irritabilidade, agressão, depressão.

Um estudo desenvolvido pela consultoria Korn Ferry em Los Angelas apontou que muitos americanos ficam acordados à noite ou acordam ansiosos antes do despertador tocar pensando sobre o seu trabalho.  O estresse causou privação de sono para 66% dos trabalhadores americanos em 2018. Certamente como a advento da pandemia este número é muito maior.

A privação de sono pode ampliar ainda mais o estresse no trabalho, impactando negativamente nas funções cognitivas, como julgamento, pensamento crítico, resolução de problemas, planejamento e organização.

Para evitar pensar no trabalho no meio da noite, tente as seguintes estratégias:

– Faça uma lista de tarefas pendentes.


Sempre há mais trabalho a ser feito. As tarefas inacabadas permanecem em um nível elevado de ativação cognitiva, ou seja, é o que faz com que você fique acordado ou acorde no meio da noite. 

– O segredo é anotar as tarefas pendentes para o dia seguinte. Pesquisas comprovam que o fato de anotar antes de dormir as tarefas do dia seguinte ajudam a adormecer mais rápido. 
 
Fazer esta lista de tarefas que precisam ser completadas diminui a excitação cognitiva, a ruminação (ficar pensando na mesma coisa o tempo todo) e a preocupação. 

Mantenha sempre ao lado da cama um pedaço de papel caso acorde repentinamente no meio da noite e lembre de alguma tarefa urgente. Anote e deixe a sua mente voltar a dormir.

– Escreva sobre Acontecimentos

Muitas vezes ocorrem situações desagradáveis no dia a dia do trabalho. Incidentes, atritos, desentendimentos que podem ser angustiantes e deixem você chateado. 
Escrever sobre esta experiência e o como se sentiu ajuda efetivamente a descarregar e dormir pacificamente a noite.

Registe, anote seus pensamentos e sentimentos, depois amasse o papel, queime, rasgue, jogue fora. Isso ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade associados a ele.

Isso vale também para as coisas boas. Nada mais revigorante do que adormecer grato. A gratidão é essencial para a felicidade, saúde e os laços sociais. Como sempre digo, ao agradecer criamos um ciclo de positividade.

Quando agradeço é porque coisas boas aconteceram, quando coisas boas acontecem, eu fico feliz, e agradeço… Agradecer com certeza ajudar você conseguir um sono mais longo e revigorante.

 

– Seja Bondoso com Você

Seja bondoso, atencioso e preocupado com você da mesma forma que seria com um amigo. Muitas vezes somos duros ao julgar a nós mesmos. Substitua o seu interior crítico, por uma voz de apoio, compreensão e cuidado por si mesmo.

Chamamos isso de autocompaixão. Inúmeros estudos comprovam os benefícios da compaixão em especial em romper o ciclo de pensamentos negativos e autojulgamento que geram estresse, ansiedade e insônia.

– Movimente-se

Pratique atividade física. A pesquisa mostra que uma única instância de exercício moderadamente intenso pode diminuir a ruminação que nos mantém acordados à noite.

Pesquisas evidenciam que a pratica de 30 minutos de atividade física diária auxiliam a adormecer mais rápido além de melhorar em muito a qualidade do sono. 

 
A atividade física reduz a ruminação de pensamentos (ficar preso sempre ao mesmo pensamento) o que pode deixar você acordado a noite.

– Mindfulness

Significa atenção plena, atenção em você mesmo, é estar presente e consciente de seus pensamentos, sentimentos e sensações, sem julgamentos. Se permitindo apenas estar.

Por estar totalmente focado, com atenção plena, você estará ruminando os pensamentos incômodos, relembrando eventos passados ou preocupado com situações futuras.

Existem muitos trabalhos e pesquisas cientificas que evidenciam os benefícios da meditação e seus efeitos positivos na redução da ansiedade e do estresse. Jon Kabat-Zinn criou o programa Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR) que apresenta resultados fantásticos e é adotado em inúmeras empresas e instituições nos EUA. 


Eu gosto de sugerir um exercício inicial que você pode fazer todos os dias e ajuda a acalmar mentes agitadas, melhorar a qualidade e duração do sono.

Coloque-se em uma posição confortável. Feche os olhos e relaxe. Pense nas 5 últimas coisas que você viu antes de fechar os olhos. Em seguida focalize nos 4 sons diferentes que você está ouvindo no momento. Agora sinta 3 sensações no seu corpo, pode ser por exemplo a planta no pé no chão, as mãos entrelaçadas. Concentre-se em sentir 2 aromas, que podem ser do ambiente ou uma lembrança de algum perfume que sentiu. E por fim sinta o sabor que está em sua boca, o que gostaria de sentir ou o que lembra.

O estresse no trabalho é inevitável, mas você não precisa perder o sono por causa dele. Use as estratégias acima e garanta uma boa noite de sono e um despertar revigorado para enfrentar uma nova jornada de trabalho.

 

Sua Nova História - por Juliana Zen

Fruto de um longo trabalho no mundo corporativo, Sua Nova História é um estímulo ao profissional para ir em busca do autoconhecimento como ferramenta de crescimento.

Entre em Contato

Rua Santos Dumont, 1285, sl 1201 – Exposição – Caxias do Sul – RS – 95084-390

Me encontre nas redes sociais

Todos os direitos reservados – Juliana Zen CRP 07/05213 – Política de Privacidade